O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair e engajar o público-alvo por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante e de qualidade.
Essa técnica é amplamente utilizada por empresas de diversos segmentos, pois permite a criação de um relacionamento com o público, além de gerar leads qualificados e melhorar o posicionamento no Google.
Neste artigo, vamos explicar o que é marketing de conteúdo, como fazer e quais são seus principais benefícios para as empresas.
Pontos-chave
O que é marketing de conteúdo?
Conforme mencionamos acima, o marketing de conteúdo é um nicho do marketing digital focado na produção de conteúdo de alto valor sobre um determinado produto ou serviço.
Entretanto, a intenção desta técnica não é, em um primeiro momento, efetuar vendas, mas sim captar a atenção dos consumidores para um determinado problema, cuja solução está nas mãos da sua empresa.
Parece difícil, mas é bastante simples e, por vezes, lógico.
Veja alguns dados interessantes sobre o Marketing de Conteúdo.
- 42% dos profissionais de marketing B2B se consideram eficientes no marketing de conteúdo. (CMI)
- O crescimento anual de um site é 7,8 vezes maior para líderes de marketing de conteúdo quando comparado aos seguidores. (Aberdeen)
- Comparado com o Marketing Tradicional, o Marketing de Conteúdo é 62% mais barato e gera 3 vezes mais oportunidades de negócios. (DemandMetric)
Definição de Marketing de Conteúdo
Particularmente, apreciamos a definição de Marketing de Conteúdo escrita por Vitor Peçanha, CEO da Rock Content, em seu livro “Obrigado pelo Marketing” (Saraiva Educação, 2017).
“É uma maneira de engajar o público-alvo de sua empresa através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais vendas”.
Dito isso, precisamos então elencar os principais objetivos do marketing de conteúdo.
Quais são os objetivos do Marketing de Conteúdo
Os principais objetivos do marketing de conteúdo são:
- Atrair e engajar o público-alvo;
- Gerar leads qualificados;
- Criar um relacionamento de confiança com o usuário;
- Fortalecer a imagem da marca;
- Melhorar o posicionamento no Google.
Como você pode notar, para atingir esses objetivos temos um longo caminho pela frente que deve ser trilhado com resiliência, sabedoria e bastante persistência.
É importante ressaltar que os os números dos resultados do Marketing de Conteúdo aparecem de médio a longo prazo.
De acordo com o próprio Neil Patel, um dos maiores expoentes no assunto, esse tempo pode variar de 6 meses a 2 anos.
Aliás, tem um vídeo dele curto e bem explicado no seu canal do YouTube.
Exemplos de Marketing de Conteúdo
Para a nossa sorte, existem várias maneiras de se fazer marketing de conteúdo, principalmente no ambiente digital. Além de positivo, isso nos fornece um leque de opções que podemos escolher, uma vez que a Internet é dinâmica tanto quanto seus usuários.
Os principais tipos de conteúdo que podemos fazer em marketing digital são:
- Publicações em blogs corporativos, respeitando técnicas de SEO e Link Building
- Podcasts e vídeos em streaming
- Materiais ricos, como e-books, infográficos e cursos de especialização
- Publicações nas mídias sociais que mais tem a ver com o seu negócio
Como o Marketing de Conteúdo pode beneficiar o seu negócio?
Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo, vamos falar sobre como essa estratégia pode beneficiar o seu negócio.
Confira abaixo as principais vantagens:
Aumenta a visibilidade da marca
Ao criar conteúdo de qualidade e relevante para o público, você aumenta a visibilidade da sua marca na internet.
Isso acontece porque as pessoas tendem a compartilhar conteúdo interessante com os amigos, familiares e seguidores nas redes sociais, gerando um alcance orgânico para a sua marca.
Geração de tráfego (acesso) para o site
Além de aumentar a visibilidade da marca, o marketing de conteúdo também pode gerar mais tráfego para o site da empresa.
Isso porque o conteúdo de qualidade é capaz de atrair mais visitantes e aumentar o tempo de permanência no site, o que pode contribuir para um melhor posicionamento nos resultados de busca do Google.
Aumenta as chances de conversão em vendas
Quando você cria conteúdo de qualidade e relevante para o público-alvo, você está construindo uma relação de confiança e autoridade com o seu público.
Isso aumenta as chances de conversão em vendas, já que as pessoas tendem a comprar de marcas em que confiam e que oferecem soluções para os seus problemas.
Reduz o custo de aquisição de clientes
O marketing de conteúdo pode ajudar a reduzir o custo de aquisição de clientes, já que a criação de conteúdo relevante e de qualidade pode atrair um público qualificado e interessado nos produtos ou serviços da empresa.
No mundo digital, e no físico, o custo de aquisição de um novo cliente é muito maior do que um consumidor fidelizado. Isso conta bastante para as empresas.
Aumenta o engajamento nas redes sociais
Ao criar conteúdo de qualidade e relevante, as pessoas tendem a compartilhar, curtir e comentar nas redes sociais, o que aumenta o engajamento com a marca.
Isso gera um efeito cascata, pois quanto mais engajamento a sua marca tiver nas redes sociais, maior será o alcance orgânico do seu conteúdo.
Gera autoridade para a marca
O marketing de conteúdo é uma maneira de mostrar para o público que a sua empresa é especialista no assunto.
Ao criar conteúdo relevante e de qualidade, você gera autoridade para a sua marca, o que pode ajudar a destacá-la em meio à concorrência.
Melhora o relacionamento com o cliente
O marketing de conteúdo é uma maneira de se comunicar com o público de forma mais próxima e pessoal.
Ao criar conteúdo relevante e de qualidade, você está oferecendo soluções para os problemas do seu público-alvo, o que pode melhorar o relacionamento com os clientes e gerar fidelização.
Como implementar o marketing de conteúdo em sua empresa?
Agora que você já sabe os benefícios do marketing de conteúdo, pode estar se perguntando como implementá-lo em sua empresa. Confira abaixo algumas dicas para começar:
Defina o seu público-alvo
Antes de criar qualquer tipo de conteúdo, é importante definir quem é o seu público-alvo.
Essa definição ajudará a direcionar a criação de conteúdo e a escolha dos canais de distribuição.
É importante também que você crie a sua buyer persona, ou seja, um perfil semi-fictício do seu comprador ideal. Essa pessoa tem nome, idade, gênero, gostos musicais, trabalho e desejos sobre suas dores e anseios.
Crie um calendário editorial
Para garantir a constância na criação de conteúdo, é importante criar um calendário editorial.
Nele, você pode definir os temas, formatos e datas de publicação do seu conteúdo.
Tente fazer, a princípio, um calendário editorial mensal, com pelo menos 5 posts por semana. Deve-se incluir título e palavra-chave a ser trabalhada.
Invista em diferentes formatos de conteúdo
O marketing de conteúdo permite a criação de conteúdo em diversos formatos, como textos, vídeos, podcasts e infográficos.
Invista em diferentes formatos para atender às preferências do seu público-alvo.
Use as palavras-chave corretas
As palavras-chave são essenciais para garantir o posicionamento do seu conteúdo nos resultados de busca do Google.
Faça uma pesquisa de palavras-chave para entender quais termos o seu público-alvo busca na internet.
Sugestões de buscadores: Ubersuggest, MOZ e Planejador de Palavras-Chave do Google Ads.
Distribua o seu conteúdo nas redes sociais
As redes sociais são ótimos canais de distribuição de conteúdo.
Escolha as redes sociais mais adequadas ao seu público-alvo e crie uma estratégia de distribuição de conteúdo para cada uma delas.
Contrate um profissional de Marketing de Conteúdo para o seu site
Se a sua empresa deseja aumentar o tráfego do seu site e realizar mais vendas, sugerimos a contratação de um profissional especializado em Marketing Digital e de conteúdo.
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